Mais um passo foi dado para a implementação da lei 10.638-03
Para promover a igualdade racial, diversidade religiosa e os direitos humanos, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e o Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) iniciou nesta última segunda-feira (10), na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) uma série de seminários, até o mês de dezembro, sobre religiões de matriz africanas e afrobrasileiras.
Em cooperação técnica com a UNICAP, o CEPIR e a SEDSDH do Governo do Estado de Pernambuco, orientados pelo Programa Pacto Pela Vida, coordenado pelo Governador Eduardo Campos, definiu passos a seguir no quesito Proteção as Pessoas e a Prevenção da Vida.
Na tentativa de construir e garantir o respeito às orientações religiosas e a Laicidade do Estado, foi realizado com a turma de formação de Sacerdotes e Sacerdotisas de Matrizes Africanas e Afrobrasileiras um seminário sobre a proteção aos animais e ao processo de celebração, cultos, oferendas, ebós, sacrificios e demais atividades das casas de Cultos Afros Brasileiros de Pernambuco.
A Doutora Rosalira Santos, da Fundação Joaquim Nabuco, trouxe a discussão referente ao direitos de ser, estar e de agir do povo de terreiros, no que tange às celebrações religiosas , oferendas, sacrificios. Rosalira garantiu aos participantes que estas celebrações, obrigações religiosas, devem ser respeitadas em vista do Estado Laico.
O seminário também contou com o coordenador do NEABI da UNICAP, Pe Clovis Cabral e pelo professor e historiador da FUNESO, Ricardo Ventura. Os alunos do curso da FUNESO e da UNICAP, babalorixás e yalorixás puderam desfrutar de uma tarde singularmente fincado na Teologia das Religioões de Matrizes Africanas e Afrobrasileiras, através das palestras e intervenções.
Veja vídeos no link: http://www.youtube.com/ user/cepir2010?feature=mhee
Nenhum comentário:
Postar um comentário