terça-feira, 31 de agosto de 2010

Programa Paulo Freire:

CEPIR é o Coordenador do PLANO DE ALFABETIZAÇÃO PARA OS TERREIROS DE PERNAMBUCO
Mais Um Avanço Por determinação do Governador Eduardo Campos e com as diretrizes do programa Pacto Pela Vida



Na última quinta-feira (26) de agosto, na Sec. De Educação de Olinda, ficou acordado entre a secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e o Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico Racial (CEPIR), O Plano de Alfabetização Para Os Terreiros de Pernambuco, que será delineada e editada pelo CEPIR juntamente com os povos de terreiro.

O Plano, solicitado pela Coordenação do Programa Paulo Freire, faz parte da proposta epistemológica que tem embasamento na Pedagogia Freireana. “Além da Cartilha Por Uma Pedagogia do Axé em Paulo Freire, que servirá de base epistêmica para a alfabetização nos terreiros, o Plano vai oferecer eixos norteadores para a práxis dialógica freireana nos terreiros”, explica o Secretário do CEPIR, Jorge Arruda.
Pernambuco é o estado que sai à frente no país, pois é uma determinação evidente do Governador Eduardo Campos, compromisso assumido com o povo do Santo de Pernambuco desde o ano de 2007, com a criação do CEPIR.

NOTA:
CEPIR é o Coordenador do Plano de Alfabetização Para os Terreiros de Pernambuco.
O CEPIR realizará, no mês de novembro de 2010, cinco oficinas temáticas, apresentando eixos norteadores do PLANO ESTADUAL PARA A ALFABETIZAÇÂO NOS TERREIROS, para ser aprovado pelo Povo do Santo de Pernambuco.

O Programa Paulo Freire tem a proposta de ministrar aulas em qualquer local que apresente condições de abrigar uma sala de aula, como fez o revolucionário que tem seu nome homenageado no programa, na década de 60.


Opinião:

Glória Dias, Coordenadora do NEABI da FUNESO, fala sobre a importância do Programa Paulo Freire: “Criar condições para que se tenha uma mudança crítica. Eliminar a violência principalmente”.

“Estou impressionada com a ação. Essa penetração nos terreiros e da população negra”, afirma Eva Maria – Professora e Coordenadora do Curso de História da FUNESO.




Vídeo,
Jorge Arruda Apresenta:







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