Nos dias 15 e 16 de maio o CEPIR realiza o dia da Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, na Mata Norte de Pernambuco. E o município escolhido foi a terra do maracatu, que fez 176 anos no dia da abertura do evento: Nazaré da Mata. Uma cidade organizada e que carrega em suas tradições uma das maiores riquezas do estado, o Maracatu de Baque Solto.
O tradicional ritmo, normalmente representado por homens, surpreendeu a coordenação, equipe da Conferência e o secretário executivo, Jorge Arruda, quando as mulheres que receberam a Conferência, na Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (AMUNAM), celebrou a equipe vestidas de caboclas. É lá, no AMUNAM, que está o primeiro e único grupo, no mundo, de Maracatu de Baque Solto formados apenas por mulheres.
As palestras e a plenária foram dadas aos participantes no auditório da AMUNAM, associação que foi Fundada em 23 de janeiro de 1988 e criada para lutar pelos direitos e pelo espaço das mulheres. Um cenário familiar e de extrema importância para a população.
Os temas debatidos e escolhidos democraticamente pelos participantes da conferência, foram divididos em dois grupos.
O primeiro foi facilitado por Tetê Kistson, Ceiça Axé, Vanildo e Tatiana, e os temas Educação, Cultura, Juventude e Gênero foram remodelados de acordo com as condições políticas da localidade.
O segundo grupo, facilitado por Vera Baroni, Mãe Elza, Mãe Lurdinha e Liliana, que guiaram a formação das propostas para a II COEPIR.
Os delegados e delegadas da Zona da Mata Norte que estarão na II Conferência de Promoção da Igualdade Racial, em Olinda, na Faculdade ESUDA, nos dias 05, 06 e 07 de junho de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário