Contagem regressiva para a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (COEPIR), que vai ser realizada na faculdade AESO, em Olinda, nos dias 5, 6 e 7 de Junho de 2009. As últimas conferências regionais foram realizadas nos dias 22 e 23 de maio, em Ouricuri (região de Desenvolvimento do Sertão do Francisco – Itaparica, Araripe) e em Serra Talhada (Região de Desenvolvimento do Sertão Central – Pajeú e Moxotó).]
A escola Municipal Cônego Tôrres, no centro de Serra Talhada, foi o ponto de encontro para as discussões políticas da Promoção Racial. Os jovens da região marcaram presença, as comunidades Quilombolas, de Quixaba e Carnaíba, também compareceram e contribuíram com as propostas que serão levadas para a II COEPIR.
Em Ouricuri, mais de 100 civis e governamentais compareceram e se credenciaram para a Pré-Conferência, entre eles, Ciganos, Quilombolas, devotos da Matriz Afro e representantes da sociedade LGBTT.
Todas as Regiões do Estado de Pernambuco (Região Metropolitana, Agreste Central, Meridional, Sentitrional, Mata Norte, Mata Sul, Sertão de São Francisco e Sertão Central) foram representadas por um município e visitadas pela coordenação da II COEPIR. Os Trabalhos de Grupos, que visam reparar e complementar a antiga constituição da I COEPIR, celebraram as mudanças que serão propostas na Conferência Estadual e levadas, em Julho, para a Conferência Nacional, em Brasília – DF.
Delegados e delegadas da Região de Desenvolvimento do Sertão Central
A vereadora, Socorro Conceição, representando o Centro Cultural e Cidadania Zumbi dos Mirantida
Professora Irailda Leandra representando a Associação de resgate Histórico da Cultura Afro